O parque do Show Rural Coopavel, ambiente que abriga desde 1989 um dos três maiores eventos técnicos do agronegócio mundial, utiliza energia solar para suprir 70% de sua demanda anual, consolidando-se como referência em sustentabilidade. Diversos sistemas fotovoltaicos distribuídos no local geram, em média, dez MWh por mês, reduzindo a dependência do parque da rede elétrica tradicional e diminuindo as emissões de carbono.
A Coopavel iniciou a transição para fontes limpas há cerca de seis anos com a instalação de 364 placas solares. Desde então, o uso de energias renováveis tem sido ampliado e integrado à gestão do parque. “As novas matrizes energéticas são o futuro e têm toda a atenção da Coopavel”, afirma o presidente Dilvo Grolli. Durante o Show Rural, que acontece por uma semana tradicionalmente no mês de fevereiro e que atrai cerca de 400 mil pessoas do Brasil e do exterior, o consumo de energia cresce substancialmente, necessitando de suporte da rede convencional.
Mais necessários
O encarregado de Manutenção Elétrica, Augusto Cezar Menoncin, destaca que melhorias e avanços na utilização dos espaços do parque, além dos novos investimentos em infraestrutura, tornam os sistemas alternativos cada vez mais necessários. A geração mensal dos sistemas fotovoltaicos atende a demanda em grande parte do ano.
Além da semana do Show Rural, em fevereiro, em outros momentos, devido à realização de palestras, cursos e eventos que movimentam principalmente o Espaço Impulso, o barracão do Show Rural Digital e o Centro de Tecnologia à Avicultura, o consumo mensal pode chegar a 20 MWh.
Sustentabilidade
Com 720 mil metros quadrados, o parque recebe anualmente mais de 600 expositores nacionais e estrangeiros, que apresentam tendências e inovações para o agronegócio, setor responsável por 25% do PIB brasileiro. O Show Rural Coopavel de 2025, em sua 37ª edição, ocorrerá de 10 a 14 de fevereiro, e reforça o compromisso da Coopavel em historicamente disseminar conceitos de sustentabilidade e boas práticas ambientais no campo.
Fonte: Assessoria de Imprensa Coopavel